Dezembro 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
Colégio Santa Clara COC - Educação Infantil
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A metodologia usada na Educação Infantil do Colégio Santa Clara/COC denomina como "Linguagens de Expressão" as maneiras, os modos e as habilidades, por meio dos quais as crianças se expressam na fase pré-escolar. Trabalhamos pensando sempre na primazia da criança: oferecer a ela oportunidades para desenvolver suas potencialidades, preparar-se, despertar para a vida e ter, como decorrência natural, um harmônico desenvolvimento físico, emocional, social e mental.

As linguagens de expressão são assim definidas, em síntese: a linguagem plástica oferece condições para a criança melhor revelar o que pensa e o que sabe, sendo então avaliados o seu desenvolvimento emocional e intelectual e o da sua capacidade criadora; a linguagem oral possibilita o desenvolvimento da linguagem como um meio de comunicação permitindo à criança dominar o seu código linguístico e valorizar esse meio de comunicação; a linguagem corporal promove o desenvolvimento da percepção, do conhecimento e do controle do próprio corpo; a linguagem matemática (e ciências) possibilita à criança desenvolver o raciocínio, algumas operações mentais, a agir e transformar conhecimento do mundo que a cerca e formar hábitos de alimentação, de vestuário e de higiene; a linguagem musical desenvolve a percepção, o gosto, a acuidade e a sensibilidade musical; a linguagem afetivo-social traspassa as demais linguagens, penetrando e invadindo cada uma delas, visando incentivar a criança a descobrir os hábitos desejáveis e a assumir as regras de conduta social.

EQUIPE PEDAGÓGICA
Os professores, assistentes e coordenadores da Educação Infantil do Colégio Santa Clara COC são escolhidos entre os melhores profissionais do mercado de trabalho e capacitados para executar a proposta pedagógica do colégio. Além da professora responsável pela turma, cada sala tem a professora assistente, a professora de inglês, a professora de espanhol e o professor de informática.
O relacionamento carinhoso e firme dos professores com os alunos, num ambiente alegre e aconchegante, dá segurança às crianças e as cativa para gostar do colégio, gostar de estudar e desenvolver valores que sustentarão sua formação para a cidadania.

MATERIAL DIDÁTICO E TECNOLOGIA
O material do Sistema COC é um suporte para o trabalho pedagógico com os alunos do Colégio Santa Clara COC, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Atividades lúdicas, visando o desenvolvimento de conceitos básicos em todas as áreas do conhecimento, proporcionam momentos alegres e descontraídos para as crianças da Educação Infantil. Noções básicas de higiene e alimentação, exercícios físicos, dança, música, desenho, pintura, literatura, teatro e cinema fazem parte do cotidiano escolar, de acordo com a programação de conteúdos do material didático do Sistema COC. A tecnologia educacional de última geração, como lousa digital e livro eletrônico, motiva a criança, aproximando a escola da sua realidade diária.
R: Antônio da Silva Vieira, 373 - Telefone: 18 3341-3236
R: Capitão Assis, 425 - Telefone: 18 3321-3290